Português (Brasil)

FERNANDO CHINA: Missão cumprida!

FERNANDO CHINA: Missão cumprida!

Missão cumprida!

Compartilhe este conteúdo:

O treinador chegou ao clube que estava na zona de rebaixamento e conseguiu levar a equipe as quartas de finais da competição, onde enfrentou a equipe do Náutico, a equipe infelizmente não seguiu adiante na competição, mas o treinador terminou a competição valorizado, por ter livrado a equipe do rebaixamento e classificado a equipe para as quartas de finais.

Entrevistamos o treinador FERNANDO CHINA, que falou sobre o trabalho que fez a frente do Vitória de Santo Antão, no campeonato pernambucano de 2019.

T.B.: Qual foi o trabalho que o amigo realizou junto aos atletas, que culminou nessa evolução da equipe em campo?

FERNANDO CHINA: Eu havia visto os dois primeiros jogos da equipe, eu já conhecia quarenta por cento da equipe, que já havia trabalho comigo no ano passado. Quando se está numa situação dessas, a primeira coisa e se organizar defensivamente, estruturar o time de uma forma a não se expor muito, organizar pontualmente o ataque, essa é a primeira coisa que se precisa fazer. Quando tomei pé do time realmente, em dois treinos, quando fomos para o jogo contra o Central, eu vi que tínhamos peças que poderíamos fazer um jogo mais de contra-ataques. A gente utilizou dessa situação, montando uma equipe um pouco mais baixa na marcação e saindo em velocidade nos contra-ataques. Apesar de termos perdido, a equipe jogou de forma equilibrada, tanto ofensivamente, quanto defensivamente. Eu acredito que era mais uma questão de encaixe de umas peças ali, um pouco mais de confiança para os atletas, para eles poderem render na posição, com um pouco mais de liberdade, não os deixando tão engessados, mas com as funções bem definidas, logicamente, não deu para fazer tudo na primeira partida, pois foram apenas dois treinos, tivemos duas repostas boas, a confiança da equipe voltou e a gente só esperou mesmo o resultado positivo, que veio no jogo contra o América.

Qual a avaliação que o amigo faz desse trabalho à frente da equipe do Vitória-PE?

FERNANDO CHINA: Eu já conhecia o clube, de duas temporadas, as pessoas que gerenciam o clube, então isso facilitou para mim, para eu tentar organizar o extra-campo, porque você já tem assim, uma afinidade, já conhecemdo as virtudes e os defeitos, então buscamos, uma interação maior do extra-campo com a do campo e a gente conseguiu fazer com que as coisas andassem um pouco melhor. Uma organização fora de campo ajuda muito dentro de campo.

A equipe tem o campeonato brasileiro da série D. Existe alguma possibilidade de continuidade do trabalho à frente do Vitória-PE?

FERNANDO CHINA: Em relação a continuidade de trabalho, eu ainda não sei exatamente se vou continuar ou não. Mas pelo bom relacionamento que tenho com o clube e com o presidente, eu estou ainda ajudando na reestruturação do elenco, estamos pontuando alguns reforços, aqui da própria região, mas ainda não defini sobre a sequência do trabalho, a gente está conversando, eu preciso resolver algumas coisas particulares, para poder voltar.

Qual a avaliação que o amigo faz do campeonato pernambucano, com relação a dificuldades financeiras das equipes menores e do formato da competição?

FERNANDO CHINA: E acho que, o que dificultou mais em relação a gente, foi o fato de não ter o apoio da prefeitura, não tendo nem o campo do município em condições de uso, não estou nem questionando a questão de patrocínio, o fato de não ter o estádio municipal em condições de uso, prejudicou bastante a equipe, no que diz respeito a torcida, a geração de renda, no momento que conseguimos dar uma virada na situação no campeonato e ficar cinco jogos invicto, com certeza a torcida iria apoiar. Ai uma coisa leva a outra, a questão de renda, a questão da motivação do atleta, jogando diante da sua torcida, a dificuldade do adversário em jogar com a torcida adversária contra. E o orçamento que a federação disponibiliza para os clubes, é muito menor do que os grandes centros, eu acho que essa defasagem prejudica o desenvolvimento do futebol aqui de Pernambuco, se tivesse um investimento maior, um retorno maior em termo de cota de patrocínio, cotas de TV e da federação, com certeza o futebol pernambucano ficaria mais qualificado.

Nossos agradecimentos ao treinador FERNANDO CHINA, pela atenção e cordialidade com a página:

facebook.com/treinadoresdobrasil/.

@treinadoresdobrasil10

http://treinadoresdobrasil.com.br/Index.aspx

Compartilhe este conteúdo: