ALVARO GÁIA: E o mercado de treinadores no Brasil !
O treinador fez uma breve análise sobre o mercado de treinadores no Brasil.
O treinador ALVARO GÁIA, segue no mercado analisando e aguardando novas propostas para dar sequência em sua carreira vitoriosa. O treinador é um profundo conhecedor do futebol paulista, tendo conseguido levar a equipe do Independente de Limeira até a série A-2 do campeonato paulista e por pouco não levou a equipe à elite em 2015, quando terminou a competição na quinta colocação. Em 2017 o treinador teve uma boa passagem pela equipe do Central-PE, onde disputou a série D do campeonato brasileiro. No ano de 2018 o treinador tocou alguns projetos particulares, mas já está preparado a retornar às laterais dos gramados. Conversamos com o treinador sobre o mercado de treinadores no Brasil.
T.B.: Qual a percepção do amigo sobre o mercado de treinadores do Brasil?
ALVARO GÁIA: O Brasil tem ótimos treinadores e cada vez surgem mais nomes, o mercado é muito concorrido e vivemos de vitórias e bons projetos.
T.B.: Como o amigo avalia o processo de certificações da CBF para as licenças concedidas?
ALVARO GÁIA: É sempre bom estudar reciclar, aprender, conhecimento nunca é demais. O que acho é que a CBF teria que facilitar para alguns treinadores de equipes menores, pois está muito distante da realidade destes.
T.B.: Qual a maior dificuldade encontrada pelos treinadores com relação aos clubes?
ALVARO GÁIA: \vejo que vivemos de resultados, muitas das vezes pedimos contratações, montamos planejamentos em nossas cabeças, aí os dirigentes fazem questionamentos e dificultam. E quando não vem o resultado, só a cabeça do treinador que rola.
T.B.: Qual a opinião do amigo sobre a instabilidade da profissão?
ALVARO GÁIA: Acho que não tem estabilidade, confiança dos gestores, salários atrasados em grande parte dos clubes e também calendários, pois precisamos montar uma equipe em 2 meses e já dar o resultado na hora e disputar um campeonato de 4 meses, se o resultado não vem, acaba a estabilidade.
T.B.: Qual a importância e como o amigo avalia o trabalho de base realizado nos clubes brasileiros?
ALVARO GÁIA:
É de suma importância, mas sabemos que só os grandes clubes conseguem se manter, salvo alguns clubes do interior que conseguem investidores, do contrário, não se mantém. As federações deveriam apoiar as equipes menores, pois sempre foi lá que nasceram grandes craques.
Nossos agradecimentos ao treinador ALVARO GÁIA, pela atenção e cordialidade de sempre com a página:
facebook.com/treinadoresdobrasil/
#treinadoresdobrasil10/
treinadoresdobrasil10