Português (Brasil)

RICARDO PAPA e o mercado de treinadores no Brasil.

RICARDO PAPA e o mercado de treinadores no Brasil.

O treinador fez uma breve análise sobre o mercado de treinadores no Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

RICARDO PAPA: O treinador segue no mercado analisando e aguardando novas propostas para dar sequência em sua carreira vitoriosa.

RICARDO PAPA se define como um adepto a metodologia sistêmica, gosta de conceitos e princípios do jogo de posição, prefire o jogo reativo mas sempre trabalha, todas as fases do jogo para possíveis  eventualidades, de acordo com a semana aplica uma programação ideal para cada jogo, mas segue assim...recuperação ativa, força específica, aquisição, velocidade específica, pre-ativação...difilcilmente faz coletivo a vontade, seus aprontos são direcionados, guiados e com objetivos...gosta das sessões de cunho setoriais, abordagem fractal de treino, acredita que se quer melhorar o jogo, tem que estar sempre jogando.  Conversamos com o treinador sobre o mercado de treinadores no Brasil.

 

T.B.: Qual a percepção do amigo sobre o mercado de treinadores do Brasil?

RICARDO PAPA: A função vem sendo muito mais concorrida, a classe buscando mais conhecimento e qualidade de trabalho, mas tem poucas oportunidades, ainda uma confusão entre ex atletas e estudiosos, temos muito a evoluir e longe de uma resposta ideal e pertinente.

 

T.B.: Como o amigo avalia o processo de certificações da CBF para as licenças concedidas?

 RICARDO PAPA: Muito eletizada, a classe mais humilde não tem muito acesso devido aos altos valores, e os Case e experiências fogem da realidade de clubes de divisões inferiores. Eu acho que podiam apresentar um material específico para cada realidade e acesso diferenciado para cada divisão ou classe.

 

T.B.: Qual a maior dificuldade encontrada pelos treinadores com relação aos clubes?

RICARDO PAPA: São várias vertentes inerentes ao assunto, mas o principal na minha opinião são os dirigentes que na sua total maioria, não tem capacidade de gerir um clube, são conservadores, clubistas, armadores e situacionalistas, influenciam negativamente no trabalho e agem sempre com a emoção, sem ter noção nenhuma de gestão empresarial e humana.

 

T.B.: Qual a opinião do amigo sobre a instabilidade da profissão?

RICARDO PAPA: Inexistente no Brasil, temos uma cultura imediatista, onde quem ganha é o melhor, o resultado a qualquer custo, não temos dirigentes capazes de analizar o trabalho de um treinador, o resultado é sempre o parâmetro, o trabalho nunca é justificado, outras vertentes implicadas no processo nunca analisados, independente das circunstâncias, sempre sobra para o treinador. Falta respaldo trabalhista e sindical, ou seja, estamos longe de uma profissionalização geral. Cada vez mais, qualquer um entra no ramo, não temos padrão, nem estratégias de contratação, sempre é no QI, o dirigente sempre sabe o que o time precisa, mas não sabe contratar um profissional no perfil que deseja, lamentável!

 

T.B.: Qual a importância e como o amigo avalia o trabalho de base realizado nos clubes brasileiros?

RICARDO PAPA: Na base o treinador não consegue formar, pois tem a pressão do resultado, sempre opta pelo mais alto, mais forte e veloz...dentro de campo opta pelo jogo reativo, empobrecendo o mesmo e diminuindo a qualidade, os profissionais precisam de tempo, segurança e tranquilidade para desenvolver um processo de qualidade.

 

Nossos agradecimentos ao treinador RICARDO PAPA, pela atenção e cordialidade de sempre com a página: https://www.facebook.com/treinadoresdobrasil/

#treinadoresdobrasil10/

@treinadoresdobrasil10

 http://treinadoresdobrasil.com.br/

Compartilhe este conteúdo:

  2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Estamos passamos por uma fase de diversas discussões, incompatibilidade de idéias e ações no futebol, esses assuntos são importantes para que possamos alinhar ao máximo no futebol e melhorar nossa profissão e o jogo, parabéns ao site treinadores do Brasil.

Excelente treinador, diferenciado na forma como coordena as atividades junto ao elenco. Muito em breve estará em uma grande equipe.