Português (Brasil)

RÚBIO ALENCAR: E o mercado de treinadores no Brasil!

RÚBIO ALENCAR: E o mercado de treinadores no Brasil!

O treinador fez uma breve análise sobre o mercado de treinadores no Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

RÚBIO ALENCAR: Estudioso do futebol e com uma carreira vitoriosa, no Brasil e no exterior, seja como treinador, auxiliar técnico ou mesmo preparador físico. RUBIO ALENCAR está de volta ao mercado, analisando e aguardando novas propostas. Conversamos com o treinador sobre o mercado de futebol no Brasil.

 

T.B.: Qual a percepção do amigo sobre o mercado de treinadores do Brasil?

RÚBIO ALENCAR: O mercado de treinadores no Brasil passou por uma transformação após a Copa de 2014, onde houve um questionamento geral de todos os profissionais do futebol e principalmente pela imprensa esportiva no Brasil de que se os profissionais de futebol no Brasil estavam ou não defasados. Baseado nisso houve uma procura acelerada pela qualificação ou reciclagem de ideias sobre o futebol moderno que se joga hoje em dia. Os clubes também nesse sentido buscaram renovar de uma forma mais cíclica as contratacões de treinadores mais jovens e que não tinham mercsdo ou eram conhecidos. Essa onda ainda está sendo utilizada pelos clubes, haja visto a forma como essa transição está sendo feita pelos treinadores interinos que se tornam efetivados.

 

T.B.: Como o amigo avalia o processo de certificações da CBF para as licenças concedidas?

RÚBIO ALENCAR: Consequentemente a busca pelo conhecimento foi totalmente revista após treinadores terem sido quase que pressionados a buscar ou pelo menos mostrar que estava se reciclando ou revendo seus conceitos de futebol. Dentro deste contexto a CBF que já tinha lançado através da CBF Academy seus cursos nível Pro, A, B, C proporcionou a oportunidade de abrir as portas para que estes conhecimentos fossem trazidos para aqueles treinadores que quisessem se qualificar. A forma também de exigir que treinadores tivessem a obrigatoriedade de ter uma licença de treinador de futebol para trabalhar nas séries A, B, C fez com que tivéssemos nos readaptar e buscar novos conhecimentos no futebol.

 

T.B.: Qual a maior dificuldade encontrada pelos treinadores com relação aos clubes?

RÚBIO ALENCAR: Os clubes buscam de uma forma contratar treinadores que sejam capazes de treinar a equipe para vencer, mas não tem uma padronização ou até mesmo uma ideia definida do perfil do treinador que se encaixa naquilo que eles querem contratar.

Em alguns casos não existe um profissional que análise de forma profissional o trabalho que está sendo realizado pelo treinador e no meu ponto de vista temos que evoluir neste sentido ou seja, clubes com gestão profissional.

 

T.B.: Qual a opinião do amigo sobre a instabilidade da profissão?

RÚBIO ALENCAR: Levir Culpi em uma entrevista após um jogo, mencionou a forma que somos cobrados pelos resultados, que a forma pressionada do resultado nos torna profissionais que não podemos errar. A dimensão do erro para um treinador de futebol é a maior possível, a derrota nos coloca na corda bamba a todo momento. Mas essa é uma cultura no Brasil que no meu ponto de vista não vai mudar, porque o nível de tolerância das pessoas que amam o futebol vai além de qualquer forma de julgamento racional de um contexto, por isso que hoje em dia a frase "mais que futebol" encaixa perfeitamente quando tentamos explicar tal fenômeno.

 

T.B.: Qual a importância e como o amigo avalia o trabalho de base realizado nos clubes brasileiros?

RÚBIO ALENCAR: O trabalho de base no Brasil vem melhorando ano após ano, mas precisa rever alguns pontos chaves na forma de melhorar o nível técnico de nossos jogadores. Hoje não se aprende futebol da maneira que se aprendia antigamente. Não temos mais aqueles espaços que tínhamos antes para jogar o futebol de.rua, futebol moleque, futebol do drible.... hoje vemos muitos jogadores que possuem técnicas oriundas do futsal, que foi de onde nossos jogadores mais recentes foram criados antes de passar para o futebol de campo. O futebol moderno exige muito o condicionamento físico elevado e se tornou muito tático, mas eu ainda acredito que a técnica precisa ser antes de tudo o carro chefe para termos uma transformação no nosso futebol.

 

Nossos agradecimentos ao treinador RÚBIO ALENCAR, pela atenção e cordialidade de sempre com a página:

https://www.facebook.com/treinadoresdobrasil/

#treinadoresdobrasil10/

@treinadoresdobrasil10

http://treinadoresdobrasil.com.br/

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Agradeço ao site Treinadores do Brasil pelo espaço oferecido para que possamos expor nossas ideias e opiniões.