Português (Brasil)

RICARDO PAPA: No aguardo por novos desafios!

RICARDO PAPA: No aguardo por novos desafios!

Treinador segue no mercado, analisando e aguardando novas oportunidades.

Compartilhe este conteúdo:

O treinador vem de um excelente trabalho, onde realizou a montagem do elenco do Mauá F.C. que está disputando a segunda divisão paulista. Mesmo com um elenco praticamente oriundo da base, o treinador conseguiu realizar um excelente trabalho, realizando bons amistosos, contra equipe já estruturadas. O treinador chegou a disputar duas rodadas da competição paulistas, mas acabou por deixar a equipe devido a divergências no processo de gestão, entretanto, quando deixou a equipe o Mauá F.C. estava no G-4 que avança a fase seguinte da competição. Tivemos um bate papo com o treinador que nos falou um pouco sobre sua carreira e sobre seu projeto ACAP, um projeto oriundo do futsal que trabalha com crianças e jovem, principalmente da zona leste de São Paulo.

 

T.B.: O amigo é um profissional qualificado, isso é visto nos trabalhos que realiza nos treinamentos e em campo. Fale-nos um pouco sobre seu trabalho no Mauá F.C.

RICARDO PAPA: Realizamos um trabalho de montagem do elenco, iniciado do zero, com poucos atletas remanescentes do elenco anterior. Realizamos um processo de avaliações e conseguimos captar alguns bons valores, entretanto, a equipe precisava de alguns atletas mais experientes, que certamente qualificariam ainda mais o elenco para a disputa da segunda divisão. Realizamos uma boa pré-temporada, sem atletas experientes no elenco. Iniciamos a competição com um elenco praticamente sub-20, pontuei da necessidade de fortalecer o elenco, mas devido a questões financeiras a diretoria não conseguiu trazer esses reforços. Houve um certo desgaste, devido a divergências de opiniões, entre a gestão e a comissão técnica, acabei optanto por deixar a equipe, mas sigo na torcida para que os garotos façam uma excelente competição.

 

T.B.: Com o currículo que o amigo com passagem por equipes como: Mauá, Barcelona, ECUS, USAC, Sumaré EC, Comercial EC, entre outros. Surgiu alguma sondagem após sua saída do Mauá F.C?

RICARDO PAPA: Sim, amigo! Apareceram algumas sondagens, mas as negociações não evoluíram, então sigo no mercado, trabalhando no projeto ACAP Futsal, até que surja uma nova possibilidade de voltar as laterais dos gramados.

 

T.B.: Sabemos da importância de projetos de Futsal para crianças e adolescentes. Fale-nos um pouco sobre o projeto ACAP Futsal.

RICARDO PAPA: Eu sou oriundo do futsal, fui atleta até 2003 (aos 28 anos), meu último clube foi o São Paulo F.C. Em 1995, com uma lesão surgiu a ideia de abrir o projeto contra-ataque futsal, que é a ACAP Futsal (Associação Contra-Ataque Paulista) e venho tocando esse projeto desde 1995. Mesmo em atividade como atleta, vi a importância do projeto e o mantive e seguimos firmes com o projeto em atividade, mesmo após a minha migração para o futebol de campo, sigo trabalhando simultaneamente com o projeto. A três anos atrás ingressamos na federação paulista de futsal e estamos disputando as competições oficiais nas categorias de iniciação (de 8 a 10 anos) e das categorias menores (de 12 a 18 anos). Acreditamos que o futsal seja o grande lapidador destes jovens, trabalhando a parte técnicas destes atletas e pela exigência do esporte, quanto a necessidade de tomada de decisões rápidas, devido ao espaço reduzido, velocidade de jogo, velocidade de reação, dribles curtos, trabalha-se muito o cognitivo, a leitura de jogo, o pensamento rápido. Temos um projeto de expansão para o campo, algo que deve ocorrer até o ano de 2020. O nosso projeto fica na zona leste, aqui no bairro da Vila Prudente, trabalhamos todos os dias, todas as categorias.

Estamos realizando um excelente trabalho, prova disso é que nossa equipe está sendo monitorada, por dois grandes clubes da capital paulista, isso significa que estamos no caminho certo e que ficamos felizes, em saber que nossos atletas tem despertado interesse desses clubes.

 

T.B.: Como o amigo migrou do Futsal para treinador de campo?

RICARDO PAPA: Após encerrar a carreira, me dediquei aos estudos, buscando as certificações e me aprimorando, para sempre apresentar um trabalho de qualidade nos clubes que trabalho, graças a Deus os trabalhos que tenho feito, tem tido bons resultados e isso abre novas possibilidades.

 

T.B.: Quais as suas projeções para o futuro?

RICARDO PAPA: No momento sigo trabalhando no projeto, mas também estou acompanhando o mercado, tenho assistido as competições que estão acontecendo no cenário nacional e estadual, pois é necessário estar atualizado quando novas oportunidades surgirem, nosso mercado é muito instável e a qualquer momento pode surgir uma nova oportunidade e precisamos estar aptos a corresponder as expectativas dos clubes que nos contratam.

 

Nossos agradecimentos ao treinador RICARDO PAPA, pela atenção e cordialidade de sempre com a página:

https://www.facebook.com/treinadoresdobrasil/

#treinadoresdobrasil10/ 

@treinadoresdobrasil10

http://treinadoresdobrasil.com.br/

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Obrigado amigo pela excelente matéria e por abrir um espaço para divulgar o trabalho dos treinadores pelo Brasil, abraço e sucesso irmão!!!