EUGÊNIO GOMES FILHO: E o mercado de treinadores no Brasil.
O treinador analisa o mercado dos treinadores do Brasil.
EUGÊNIO GOMES FILHO: O treinador é um dos jovens treinadores potiguares, que tem ganho muito destaque no estado, o treinador vem realizando campanhas consistentes à frente das equipes de base do Santa Cruz-RN, com isso tem chamado a atenção das grandes equipes do estado. O treinador segue no comando das equipes de base do Santa Cruz-RN e vem trabalhando como auxiliar técnico da equipe profissional, ao lado do excelente treinador Fernado Tonet.
Conversamos com EUGÊNIO GOMES FILHO sobre o mercado de treinadores no Brasil.
T.B.: Qual a percepção do amigo sobre o mercado de treinadores do Brasil?
EUGÊNIO GOMES FILHO: Acho que é um mercado em expansão. Mas, devemos entender que pra entrar, precisamos não só estudar, mas aliar isso com esforço e dedicação em busca de conhecer dentro e como funciona o futebol. Devemos nos esforçar para buscar oportunidades e não esperar sentado em casa. Creio que assim, uma hora, as portas se abrem, pois, tem espaço para os competentes como em toda profissão.
T.B.: Como o amigo avalia o processo de certificações da CBF para as licenças concedidas?
EUGÊNIO GOMES FILHO: Acho muito bom. Pena que dura pouco tempo, acho que deveria durar mais. Aliado com a prática do cotidiano faz com que se obtenha mais conhecimento. Creio que ajude, mas, não só o curso fará alguém virar bom treinador. São varias variáveis.
T.B.: Qual a maior dificuldade encontrada pelos treinadores com relação aos clubes?
EUGÊNIO GOMES FILHO: Paciência e também uma própria alto-análise. Claro, alguns clubes não tem estrutura para se trabalhar, mas, devemos analisar antes de aceitar uma proposta. Depois, paciência pra unir com a diretoria as ideias e obter o que todos almejam. E coloco essa reflexão, pois não adianta só por culpa no clube, devemos analisar se as ideias foram fixadas e seguidas por todas as partes. E se nós como treinadores, não poderemos melhorar, as escolhas erradas fizemos.
T.B.: Qual a opinião do amigo sobre a instabilidade da profissão?
EUGÊNIO GOMES FILHO: A instabilidade da profissão existe como em qualquer outra. A diferença é que, os resultados são buscados e analisados todas as “quartas e domingos”.
Mas, vejo que, com um pouco mais de paciência das diretorias e com um trabalho em conjunto, tende a dar certo. Aqui no Santa Cruz de Natal, observamos isso. Paciência e cordialidade nas escolhas. Por isso os bons frutos.
T.B.: Qual a importância e como o amigo avalia o trabalho de base realizado nos clubes brasileiros?
EUGÊNIO GOMES FILHO: O trabalho de base pode ser melhorado, mas, com o crescimento dos estudos e a globalização, podemos ver uma melhora que, temporalmente e substancialmente, irá melhorar em resultados. Temos talento, mas, o fora de campo também deve ser trabalhado e creio que em um futuro próximo, iremos obter a colheita.
Nossos agradecimentos ao treinador EUGÊNIO GOMES FILHO, pela atenção e cordialidade de sempre com a página:
facebook.com/treinadoresdobrasil/.
#treinadoresdobrasil10/
@treinadoresdobrasil10