TONINHO PESSO: E o mercado de treinadores no Brasil.
Treinador falou do mercado de treinadores do Brasil.
Entrevistamos o treinador TONINHO PESSO, ele vem de um excelente trabalho no Mixto E.C. O treinador nos respondeu perguntas sobre o mercado dos treinadores no Brasil.
Qual a percepção do amigo sobre o mercado de treinadores do Brasil?
Há muitos treinadores hoje no mercado brasileiro, a grande maioria buscando conhecimento, em aprender mais, tanto com ex-atletas, como com professores que não foram atletas, isto ajuda muito a melhorar o desempenho das equipes e na formação de atletas.
Como o amigo avalia o processo de certificações da CBF para as licenças concedidas?
Como temos visto é um processo seletivo muito rígido, tem que comprovar mesmo as atividades, senão, não consegue participar, ex-atletas, professores e até treinadores, já com vasta experiência, estão fazendo os cursos que visa somente a preparação do melhor profissional, treinador de futebol, existem as provas, trabalhos, carga horária alta de aulas e a distância e presencial, então ele visa ajudar o treinador e o técnico, como um todo é um investimento alto, mas que vale a pena e sabemos com isso, que tendo as licenças, ajuda na formação e qualificação dos campeonatos, dos atletas e dos treinadores. Saber que o treinador tem a licença é saber que ele passou por um processo rigoroso e de muito estudo para comanda uma equipe profissional ou de base.
Qual a maior dificuldade encontrada pelos treinadores com relação aos clubes?
Hoje em dia nos clubes pequenos, a falta de estrutura das equipes, o treinador tem pouco tempo de trabalho para preparar a equipe, desta forma fica difícil de produzir bons resultados e os campeonatos, estão cada vez mais curtos, isso é ruim, para treinadores e atletas, pois gera muita insegurança.
Qual a opinião do amigo sobre a instabilidade da profissão?
Muito grande, temos hoje como técnico, contrato, mas sempre curto e a dificuldade em clube de menor estrutura é cumprir este contrato, mesmo com contratos, ainda continuamos na insegurança, pelos resultados a cada jogo, senão vem o resultado, mesmo com contrato, eles dispensam o treinador, com isto temos que pensar nos clubes de menor investimento, nas famílias não só dos técnicos, mas também dos atletas, criar ligas que duram mais tempo, com ajuda do governo, porque no futebol brasileiro é só 5% dos atletas que atuam nos grandes clubes e grandes centros, os outros 95% trabalham só 3 meses do ano e a maioria das vezes não recebem. Temos que nos unir para tentar mudar isto.
Qual a importância e como o amigo avalia o trabalho de base realizado nos clubes brasileiros?
Como tenho visto, os trabalhos das grandes equipes do país, o trabalho na base são ótimos, com boas estruturas, ótimos técnicos, sempre jogando contra grandes equipes e disputando competições contra grandes equipes do futebol internacional. A minha grande preocupação é com as equipes menores e em centros menores, com a qualificação e estrutura destes lugares, de onde saem muitos dos nossos grandes atletas.
Nossos agradecimentos ao treinador TONINHO PESSO, pela atenção e cordialidade com a página:
facebook.com/treinadoresdobrasil/.
@treinadoresdobrasil10