Português (Brasil)

JORGE FERREIRA: E o mercado de treinadores do Brasil!

JORGE FERREIRA: E o mercado de treinadores do Brasil!

O treinador mostrou sua ótica, sobre o mercado de treinadores no Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Conversamos com treinador JORGE FERREIRA, que vem realizando excelente trabalho na base do Paraná Clube e ele nos mostrou sua visão sobre o mercado dos treinadores no Brasil.

T.B.: Qual a percepção do amigo sobre o mercado de treinadores do Brasil?

JORGE FERREIRA: O Brasil tem grandes treinadores, sejam eles mais novos, ou mais antigos, Ex atletas ou Acadêmicos, cada um com suas convicções e particularidades. Nos últimos anos alguns auxiliares foram os profissionais da vez para o mercado de trabalho. Talvez pelo valor mais baixo, ou pela necessidade de renovação. Ainda assim, grandes treinadores, já consagrados não perderam seu espaço e tem seus nomes sempre lembrados pelos dirigentes brasileiros. Sendo assim, o mercado de trabalho está sempre aquecido para os bons profissionais, independente do seu perfil, característica, regionalidade, idade, etc, a verdade é, que enquanto ele estiver "dando" resultado estará empregado.

T.B.: Como o amigo avalia o processo de certificações da CBF para as licenças concedidas?

JORGE FERREIRA: Acredito que o aprendizado e atualização é de fundamental importância para qualquer que seja a sua profissão. Entendo os profissionais que dizem que o Futebol não mudou, que somente a nomenclatura utilizada é outra de anos atrás, porém, como tudo na vida evoluiu, nesse esporte não é diferente, começando pelo aspecto físico que hoje em dia é totalmente diferente de tempos atrás. A globalização também fez com que o futebol mudasse bastante, hoje sofremos influencias europeias e deixamos de valorizar nosso principal produto que é o atleta e sua qualidade técnica. Por fim, sem me aprofundar muito, acredito que as certificações são importantes para qualificar os treinadores brasileiros e nos preparar para futuros desafios, sejam eles na categoria de base ou em equipes profissionais, sem perder nossas convicções e deixar de trabalhar a essência do Futebol brasileiro que é a qualidade técnica individual.

T.B.: Qual a maior dificuldade encontrada pelos treinadores com relação aos clubes?

JORGE FERREIRA: A falta de conhecimento de alguns dirigentes. Infelizmente no Futebol existem dirigentes (sem querer generalizar), que não estão preparados ou não entendem o processo de se treinar uma equipe de Futebol, muitas vezes são influenciados pela torcida ou imprensa e acabam não dando tempo necessário para seus treinadores, ou ainda contratam profissionais sem o conhecimento do trabalho do mesmo e depois decidem trocar, trazendo mais prejuízo financeiro e técnico para a equipe. Importante salientar que alguns profissionais estão se qualificando e compreendendo cada vez mais a função do treinador, ou outros dirigentes que preferem contratar profissionais da área para gerenciar sua equipe, ficando nos bastidores do clube.

T.B.: Qual a opinião do amigo sobre a instabilidade da profissão?

JORGE FERREIRA: Como foi dito acima, a falta de conhecimento, ou pressão realizada por torcida e imprensa, aliado a maus resultados, faz com que dirigentes troquem treinadores como se trocassem de roupa. Precisamos nos unir cada vez mais, e cobrar uma definição da CBF para que haja regras sobre troca de treinadores (recentemente foi colocado em pauta uma regra nesse sentido, porém as equipes não aceitaram). A média de trabalho de um treinador em uma determinada equipe é de aproximadamente 3 meses, impossível colocar em prática um trabalho desta forma, assim os treinadores preferem montar uma equipe mais defensiva, sem propor muito o jogo, visando resultados a curto prazo para garantir seu emprego, com isso o Futebol brasileiro fica chato, estagnado e previsível.

T.B.: Qual a importância e como o amigo avalia o trabalho de base realizado nos clubes brasileiros?

JORGE FERREIRA: Nos últimos anos, os treinadores de base tem demonstrado muito conhecimento, atualização e qualidade no trabalho. Trabalho este de fundamental importância para o futuro do Futebol brasileiro. Mesmo com a pressão do resultado, alguns profissionais conseguem equilibrar essa questão e trabalhar para o desenvolvimento por completo do atleta.  Como dito acima a qualidade do atleta brasileiro tem de ser ressaltada e nós treinadores temos como papel principal trabalhar incessantemente sua técnica individual, seja de forma analítica ou sistêmica, ou como queiram chamar, desde que possamos desenvolver o atleta e prepará-lo da melhor forma para que o mesmo chegue ao profissional o mais preparado possível.

Nossos agradecimentos ao treinador JORGE FERREIRA, pela atenção e cordialidade de sempre com a página:

facebook.com/treinadoresdobrasil/.

@treinadoresdobrasil10  

http://treinadoresdobrasil.com.br/

 

Compartilhe este conteúdo: