MAURICIO COPERTINO: E o mercado de treinadores no Brasil !
O treinador analisa o mercado dos treinadores do Brasil.
O treinador retornou ao Brasil, após três grandes temporadas na China, país no qual iniciou sua carreira como treinador profissional. De volta ao Brasil o treinador segue no mercado, analisando e aguardando uma nova oportunidade para dar sequencia em sua carreira vitoriosa. Após encerrar a carreira como atletas o treinador realizou a transição para fora das quatro linhas, construindo uma carreira sólida nas laterais dos gramados. MAURICIO COPERTINO foi auxiliar técnico de grande equipes do futebol brasileiro de 2007 a 2012, de 2013 à 2015, foi auxiliar técnico da seleção olímpica brasileira que conquistou a medalha de ouro nas olimpiadas, em 2016 iniciou sua trajetória no futebol chinês, no Tianjin FC - China - (auxiliar-tecnico) 2ª divisão; em 2017 assumiu o comando técnico da equipe Yiteng FC - China - tecnico 2ª divisão, permanecendo na equipe por 11 rodadas; em 2017 foi contratado como auxilar técnico permanente do - EC Bahia e em 2018 assumiu a equipe do Yiteng na primeira divisão do futebol chinês.
Conversamos com MAURICIO COPERTINO sobre o mercado de treinadores no Brasil.
T.B.: Qual a percepção do amigo sobre o mercado de treinadores do Brasil?
MAURICIO COPERTINO: - Temos grandes treinadores no Brasil e estão surgindo outros bons treinadores, o mercado esta se renovando e acho que quem tiver sua oportunidade e aproveitar continuara e como em qualquer profissão a concorrência é fortíssima estou esperando a minha chance também para mostrar minha capacidade, pois iniciei minha carreira de treinador profissional na China!
T.B.: Como o amigo avalia o processo de certificações da CBF para as licenças concedidas?
MAURICIO COPERTINO: Fiz todas as Licenças da CBF sou da 1ª turma PRO formada em 2016...achei o curso muito bom, troca de ideias, palestras, montagem de treino, treinos, etc, tc...com profissionais do mundo todo direcionado para o futebol brasileiro, somos o país do futebol (técnico e criativo) e temos que continuar com as nossas características, acrescentando a organização tática...temos que respeitar nossa característica de jogo, unica coisa negativa no curso são os valores poderiam ser mais acessível, muitos profissionais não podem fazer!
T.B.: Qual a maior dificuldade encontrada pelos treinadores com relação aos clubes?
MAURICIO COPERTINO: Acho que se os clubes tivessem a cultura no Brasil, de contratar o treinador e mante-lo por no mínimo uma temporada o resultado seria muito melhor para os clubes e jogadores!!
T.B.: Qual a opinião do amigo sobre a instabilidade da profissão?
MAURICIO COPERTINO: Infelizmente isso acontece no Brasil por nao termos regulamentarmos ainda a nossa “Lei Caio Jr” - PL 7560/14, que esta tramitando no congresso nacional a muito tempo, estamos aguardando a regularização da nossa classe, que ira nos ajudar muito dentro do futebol brasileiro!
T.B.: Qual a importância e como o amigo avalia o trabalho de base realizado nos clubes brasileiros?
MAURICIO COPERTINO: Quando eu estava trabalhando na CBF de (2013 a 2015) no processo Olímpico, tive a oportunidade de visitar muitos clubes brasileiros, posso te garantir que existem ótimos trabalhos de formação nos clubes brasileiros, além dos clubes estarem investindo em centros de treinamento mais modernos para sua base!
Nossos agradecimentos ao treinador MAURICIO COPERTINO, pela atenção e cordialidade de sempre com a página:
facebook.com/treinadoresdobrasil/
@treinadoresdobrasil10